[PT] Receba as actualizações no seu email :: [ENG] Subscribe to receive the updates
By Feedburner

2007/05/16

ateliermob vence concurso do Médio Tejo

O ateliermob ganhou o concurso internacional para a dinamização do rio nas margens do Médio Tejo.
A sessão pública de divulgação dos premiados teve ontem lugar, em Abrantes. O concurso pretendia seleccionar propostas para dinamizar uma extensão de 24 quilómetros, entre Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha e Chamusca (Arripiado), tendo em conta o curso do Tejo naquele trajecto e a sua valorização cultural e turística.
O projecto do ateliermob, o melhor classificado entre 23 propostas, sustenta-se no desenho de um percurso pedonal, «de traçado bem integrado na paisagem que acompanha o Tejo – eixo estruturante do próprio território – muito apoiada nos valores pré-existentes», sustenta o júri do concurso, presidido pelo arquitecto Gonçalo Byrne.
Além disso, o projecto do ateliermob prevê elementos de ajuda geo-referenciados, que permitem aos visitantes fazer pausas nos percursos a pé e, ainda de acordo com o júri, é o que melhor cumpre a intenção inicial de uma «intervenção mínima» realçando os «valores naturais e arqueológicos» daquela zona.
Os projectos apresentados deviam tirar o máximo partido da ‘paisagem natural’ existente, «sem recurso a materialidades impostas» e integrar-se nos investimentos já realizados em duas infra-estruturas, o Parque Almourol, um espaço centrado pelo castelo de Almourol e construído na base de actividades de recreio, e o Aquapolis, um parque urbano ribeirinho de Abrantes.
A equipa actual do ateliermob é constituída pelos arquitectos Andreia Salavessa, Tiago Mota Saraiva, Carolina Condeço, Nuno Ferreira e Vera João.
A 22 de Junho, é inaugurada a exposição dos trabalhos concorrentes e há uma conferência com os premiados, no Centro Náutico de Constância. Em Junho, a revista Mais Arquitectura vai ter como encarte o catálogo deste concurso internacional.
Recentemente, o ateliermob foi um dos 15 seleccionados para figurar na exposição «Intervenções na Cidade», organizada pela Trienal de Lisboa. Esta exposição pode ser visitada no Pavilhão de Portugal, entre 31 de Maio e 31 de Julho.

22 Junho
Exposição dos trabalhos concorrentes e conferência com premiados
Centro Náutico de Constância
Estrada Nacional nº 3, Praia do Ribatejo
Tel.
Tel.
E-mail: info@cn-constancia.com

Informações:
http://www.concursotejo.eu/

Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos
Rua D. João IV, n.º 47-49, Abrantes
Tel./Fax
E-mail: n.mediotejo@oasrs.org


[notícia OASRS]

4 comentários:

Lourenço Ataíde Cordeiro said...

Ora muito bem.

carlos.pedro said...

PARABÉNS...

j taxa said...

Muitos Parabéns a toda a equipa!

Joana Taxa

pdb-genótipo said...

Parabens,
atMOB soma e segue

;)