[PT] Receba as actualizações no seu email :: [ENG] Subscribe to receive the updates
By Feedburner

2006/12/01

Palais de Justice de Paris - actualização

Para um território e programa que se considera muito sensível, o Ministério da Justiça francês, decidiu lançar um concurso de internacional arquitectura para a instalação do Tribunal de Grande Instância de Paris (TGI). Um edifício com 100.000 m2 que poderá vir a ser construído atrás da Biblioteca Nacional de França.
Em Portugal, um projecto como este seria necessariamente adjudicado a uma grande estrela internacional ou nacional, sem o mínimo protesto. Em Paris, cumpre-se a lei e as directivas comunitárias e, como tal, lançam um concurso de ideias.
Sobre o futuro do processo pouco se sabe, enunciando-se uma eventual 2ª fase cheia de estrelas e com alguns dos premiados. Franceses, espanhóis e italianos apreçaram-se a dar destaque aos seus premiados e nós por cá... fomos publicados aqui.
Entretanto a polémica e discussão sobre os projectos continua diariamente nos media da Europa (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui)

3 comentários:

Eusébio said...

Por cá comenta-se o concurso de concepção-construção para o Museu do Douro, ganho pelo arquitecto Duarte Cunha, no qual participou "o favorito" Eduardo Souto Moura.

(ver em http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=12&d=01&uid=&id=110169&sid=12138)

Eusébio said...

Parabéns!!!!!!!!!

Luis Lopes said...

Depois de ve os outros trabalhos, resta-me dizer, parabéns pela vossa genial subtileza, quiçá ingeniudade com que abordaram o tema, não optando por questões muito formalizadas, transmitiram com subtileza e simplicidade a ideia de rigor, poder e unidade. mais uma vez parabéns.
Luis