[PT] Receba as actualizações no seu email :: [ENG] Subscribe to receive the updates
By Feedburner

2006/09/10

FreshMadrid


FreshMadrid é uma associação de jovens ateliers de Madrid.
A página tem links para inúmeros ateliers de arquitectura da capital espanhola, podendo constatar-se a existência de um trabalho continuado em torno das problemáticas da cidade contemporânea, fortemente apoiado institucionalmente.
Um saudável exemplo que contrasta com o triste deserto das cidades de Lisboa e Porto, em que os projectos e as cidades são continuamente adjudicadas aos mesmos ou a estrelas milionárias.

3 comentários:

Luis Lopes said...

Antes de mais, quero vos felicitar pelo excelente trabalho desenvolvido, tenho acompanhado a vossa página e muito me agrada o que tenho encontrado, parabéns e continuem. Depois, quanto ao FreshMadrid, acompanho de perto alguns ateliers e algumas movimentações, pois divido o meu tempo entre Lisboa e Madrid; por isso não posso de vos dar razão , com o vosso post, onde alertam para o deserto que vai pelas nossas cidades e exposições (ver bienal de veneza-Habitar Portugal ou mais do(s) mesmo(s), se me permitem). Em Espanha as grandes vedetas, deixam a cidade para os seus ex-alunos, equipas altamente motivadas e apoiadas pelas comunidades (Câmaras Municipais mais alargadas a áreas metropolitanas). Existem várias equipas jovens a lançar projectos para o tecido urbano, concretizáveis ou não, eles existem. Por cá assistimos ao "enDeusamento" das milionárias personagens, as mesmas de sempre e que ainda vão ter direito a representar Portugal na mais importante Bienal de arquitectura, com obras...do século passado!(!!??) Deixa-me preplexo ver paises como Espanha, Austria, Itália, Japão, a incluir jovens equipas que começam a dar cartas e a deixar marcas no tecido urbano e deixa-me preplexo, ver tanta (boa) gente nova em Portugal (como voçês, p. ex.), a fazer coisas de qualidade e...a ficar de fora! Penso que passa um pouco por nós e pela nossa indignação mudar um pouco o panorama geral. Mas, é duro, quando os que mandam são sempre os mesmos também. Mais uma vez Parabéns e deixo-vos tb o meu link: http://morfoll.blogspot.com . Cumprimentos.
Luis Lopes

Tiago Mota Saraiva said...

Caro Luís, por mais que me custe dizê-lo, tens toda a razão.

Helder Magalhães said...

É a vida de quem, por mais, luta! Neste sentido não podemos baixar os braços e deixar este portugal tão pequenino ser controlado por 'meia-duzia' de senhores. É a nossa vez de jogar.

Caros 'mob' é sempre um prazer rever o vosso blog.